Galeria Lume apresenta pinturas e esculturas inéditas de Luiz Hermano

Expoente de uma geração de artistas que despontou na década de 1980, Luiz Hermano une elementos simples e eruditos para dar vida às suas criações. O artista agora traz ao público um conjunto inédito de pinturas e esculturas em Cura, exposição em cartaz de 13 de agosto a 21 de setembro, na Galeria Lume.

A mostra reúne trabalhos que evidenciam tanto o caráter lúdico da obra de Hermano, quanto a presença de suas memórias, fruto de viagens pelos mundo afora. Paisagens, templos, mitologias, catedrais e pequenos objetos encontrados no caminho, tudo se condensa em novas obras. Segundo o artista, são estes lugares, carregados de simbolismos, plenos de mitos e deuses, que inspiram seus trabalhos mais recentes.

“Além de insinuar a reconciliação do artista com o meio (pintura), muitas das obras falam de rituais de transformação e aprendizagem”, afirma Paulo Kassab Jr., curador da mostra.

Como numa espécie de rito de passagem para celebrar um novo momento, o artista retoma sua obra pictórica, destaque da exposição, e apresenta 17 telas que atraem o olhar do espectador para perto. É o que elucida em obras como Ascensão (2019) e Criação (2019), marcadas por cores vivas e pinceladas vigorosas.

A exposição também apresenta um conjunto de 10 esculturas, várias delas concebidas a partir de experiências acumuladas durante a viagem que fez recentemente ao Egito, a exemplo de Faraó (2019), um sarcófago feito com aramados e cobre, e Lavoura (2018), escultura produzida em madeira e cobre. Contadas entre tramas de arame, brinquedos, fios de cobre, utensílios de cozinha e uma enxurrada de objetos que adquire nos comércios e feiras que visita pelo mundo, cada narrativa faz parte do universo encantado de Luiz Hermano.

Cura, individual de Luiz Hermano
Local: Galeria Lume
Curadoria: Paulo Kassab Jr.
Abertura: 13 de agosto, terça-feira, a partir das 19h
Visitação: 14 de agosto até 21 de setembro
Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 – Jardim Europa, São Paulo
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h | sábados, das 11h às 15h

 

Ana Bittar
Jornalista MTB: 0084520/SP
Contatos: anabittar.artist@gmail.com
Instagram: @anabittaroficial

 

 

 

Attachment